Estudo bíblico Bíblia online Estudo bíblico Procura-se Alvo Jovem Alvo Missionário Fatos e fotos Curiosidades Testemunhos Pedidos de oração Mensagens de fé Alvo Musical 24h No Alvo da Verdade No Alvo da Verdade Alvo

Clique para baixar

Quem será Submetido ao Juízo?

O Credo dos Apóstolos declara: “(Eu creio que) aqui Ele voltará para julgar os vivos e os mortos,” toda a humanidade, do seu pai Adão até o fim do mundo, será submetido ao juizo. Hebreus 9:27 diz: “E como aos homens está ordenado morrer uma vez, vindo depois disso o juízo.” Assim sendo, se é verdade que todos que nasceram como seres humanos passarão pela morte, então só pode ser verdade que o juízo virá depois disso.

No inicio da Apocalipse 20:12, se atesta: “E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono”. Aqui, a frase “grandes de pequenos” não significa adultos e crianças, mas os “grandes” diz respeito aos reis, presidentes, e outros políticos poderosos e de altos cargos, enquanto os “pequenos” diz respeito aos cidadãos comuns e gente simples.

Da mesma forma, no inicio de Apocalipse 20:13, é dito: “E deu o mar os mortos que nele havia.” Isto significa que todos os que morreram de acidentes também comparecerão diante do trono do juízo. Não importa como as pessoas tenham morrido, se no mar, no ar, ou na terra, porque o céu e a terra estão por inteiro nas mãos de Deus, e ninguém pode evitar esse julgamento.

Na metade do versículo citado acima, se diz: “e a morte e o inferno deram os mortos que neles haviam,” e continuando no versículo 14, é dito: “E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo: esta é a segunda morte.”

O pecado é a lei imutável que leva as pessoas à morte, e o inferno é a prisão que confinará os mortos. Mas agora, quando o juízo vier, até estes serão mudados e libertarão os mortos em obediência à lei da ressurreição. Em outras palavras, quando a destruição e a vida eterna forem determinados pelo Último Julgamento, não haverá mais a lei do inferno e da morte. É por isso que ambos serão lançados no lago de fogo.

Colocando de uma maneira diferente, a Morte e o Inferno sendo lançados no lago de fogo significa que os pecadores que se apresentarão diante do trono do juízo serão lançados no lago de fogo. Isto será quando, a morte, o último inimigo da vida, será destruída (1 Coríntios 15:26), e significa que a Besta e o falso profeta serão os primeiros a ser lançados no lago de fogo (Apocalipse 19:20), seguidos por Satanás, o líder dos demônios, que também serão lançados no inferno (Apocalipse 20:10).

Tertuliano, um dos Pais da Igreja, alertou sobre o iminente julgamento dos romanos que usaram os crentes para alimentar os leões nas arenas públicas e nos coliseus, ou os crucificava e queimava, e quem assistia e se alegrava com tais espetáculos, dizendo a eles: “vocês amam espetáculos. Podem esperar, porque vocês verão o Último Julgamento, o maior espetáculo de todos”.

De fato, não haverá maior espetáculo do que este, pois todo ser humano que já viveu nessa terra, pequeno ou grande, e dos tempos antigos até os dias atuais, enfrentarão o Último Julgamento e entrarão para a vida eterna no Céu ou terão suas almas destruídas.

Apocalipse 20:15 é a conclusão. E diz assim: “E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.” Qualquer um que queira ter seu nome escrito no livro da vida deve nascer de novo da água e do Espírito conforme falou nosso Senhor. Mas para nascer de novo da água e do Espírito, devemos passar todos os nossos pecados a Jesus através de Seu batismo, e devemos também morrer na Cruz como nosso Senhor. Somente assim poderemos nascer de novo da água e do Espírito e receber a vida eterna