Dicionário Online Bíblia Online Alvo Missionário Estudo Bíblico Curiosidades Testemunhos Pedidos de oração Palavras de fé Alvo Musical 24h Papo Aberto No Alvo da Verdade Alvo

Clique para baixar

Então Receberás o Dom do Espírito Santo

< Atos 2:38 >

“E disse-lhes Pedro: arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.”

As Pessoas Recebem o Espírito Santo Através do Arrependimento?

Qual é o arrependimento bíblico mais profundo? É alguém receber a remissão dos pecados por crer na Palavra do batismo e sangue de Jesus.

Ninguém pode receber a remissão dos pecados e se tornar justo diante de Deus através das suas dedicadas orações de arrependimento. Além disso, eles muito menos recebem o Espírito Santo por agir dessa maneira. Receber o Espírito Santo e a remissão dos pecados só é possível àqueles que conhecem e crêem na verdade do batismo e do sangue de Jesus. O Espírito de Deus vem como um presente para aqueles que receberam a remissão dos seus pecados.

A vinda do Espírito Santo sobre aqueles que crêem em Jesus está diretamente relacionada com a remissão dos pecados dada por Ele. Atos 2:38 declara: “E disse-lhes pedro: arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.” Esse dom é dado “a vós, a vossos filhos, e a todos que estão longe; a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar (Atos 2:39).” O que é crítico nessas passagens é a relação entre a limpeza espiritual do pecado e a bênção de receber o Espírito Santo: Deus Pai fez Seu Filho aceitar que os pecados do mundo passassem a Ele, e é por crer nisso que recebemos a remissão dos pecados; e como resultado abençoado disso, nós recebemos o Espírito de Deus como um presente. Você recebeu o Espírito Santo por possuir tal fé?

No dia do primeiro Pentecostes, o Apóstolo Pedro pregou para todos aqueles que estavam junto a ele e dos quais o Senhor Jesus ressurreto era o Salvador. Preste atenção ao fato de que eles eram judeus, que conheciam bem o sistema sacrificial do Antigo Testamento. E muitos deles devem ter visto a crucificação de Jesus cerca de dois meses antes. Por essa razão, eles poderiam facilmente ter fé no evangelho da água e do Espírito quando foram iluminados pelo breve sermão que Pedro pregou.

Após ouvirem seu ensinamento, eles se arrependeram e confessaram Jesus como seu Salvador. Todos eles creram no batismo de Jesus e na Sua morte na Cruz, foram limpos dos seus pecados, e receberam o Espírito Santo. Então, Pedro batizou aqueles que creram. Além disso, dali para frente, no que se refere ao Espírito Santo, a ordem para “esperar” por Ele não foi mais repetida àqueles que receberam a remissão dos pecados. Depois do dia de Pentecostes, receber o Espírito Santo como um resultado de crer em Jesus não envolvia mais espera alguma; ao contrário, quando as pessoas criam no batismo de Jesus e no sangue da Cruz como remissão dos seus pecados, eles então recebiam o Espírito Santo no mesmo momento em que criam assim.

Essa passagem hoje claramente defende que a fé que crê no batismo de Jesus e no sangue da Cruz é a condição para receber o Espírito Santo depois dos acontecimentos do dia de Pentecostes.

Por confirmar repetidamente a simples verdade de que a remissão dos pecados foi realizada pelo batismo de Jesus, Pedro concluiu que o Espírito Santo foi dado a todo aquele que crê na Sua Palavra do evangelho da água e do Espírito, dizendo: “Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe; a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar” (Atos 2:39). Nós não devemos perder o rumo principal de que desde que o Espírito Santo foi primeiramente mencionado em Atos 1, o batismo que Jesus recebeu é o batismo que perdoa todos os pecados do mundo. A única condição dessa “promessa” na Bíblia é crer no batismo que Jesus Cristo recebeu, no sangue da Cruz, na Sua morte e ressurreição. São aqueles que crêem nisso que Deus capacitou a receber o Espírito Santo.

A relação entre a fé no batismo de Jesus e o presente de Deus do Espírito Santo é que o Espírito Santo é dado somente àqueles que tiveram seu pecados lavados por crer no batismo e no sangue de Jesus. Devemos crer nessa verdade. A grande verdade que o Espírito Santo poderia vir a esse mundo reside no fato do batismo de Jesus ter lavado os pecados da humanidade e Sua crucificação ter levado o castigo por todos esses pecados. devemos conhecer e crer na verdade oculta na remissão de pecados que nos capacita a receber o Espírito de Deus como um presente da salvação (Atos 2:38-41).

Existem muitos debates acontecendo entre pastores e teólogos sobre o habitar do Espírito Santo. Todo tipo de afirmação é feito sobre como os cristãos podem receber o Espírito Santo. Mas o que devemos lembrar aqui é que na Bíblia, está escrito que quando as pessoas crêem no evangelho da água e do Espírito e no sangue de Jesus, elas recebem a remissão dos seus pecados, e também recebem o Espírito Santo simultaneamente como um presente. Resumindo, o Espírito Santo vem infalivelmente aos santos cujos pecados foram perdoados.

Para que as pessoas recebam o Espírito Santo dado por Deus, elas devem se arrepender de uma forma bíblica. O verdadeiro arrependimento é para que as pessoas parem de rejeitar o amor incondicional de Deus por eles. É, em outras palavras, jogar fora as quinquilharias que têm se colocado contra o verdadeiro evangelho, e crer no evangelho da água e do Espírito de coração. Somente assim podemos receber o Espírito Santo como um presente.

O arrependimento com que podemos receber o Espírito Santo significa nos desfazermos da falta de fé e crermos no evangelho que nos capacita a receber o Espírito Santo. Todo o mundo seguiu seu próprio caminho e se colocou contra Deus. Todos eles adoraram as criaturas como se fossem seus deuses. Quando Jesus Cristo, ao invés disso, os salvou dos seus pecados com a água e com o sangue, longe de acreditarem nEle, eles se colocaram contra o evangelho que os capacita a receber o Espírito Santo.

Assim, no caso de muitos cristãos, o verdadeiro arrependimento diante de Deus também significa voltar a verdadeira fé que os capacita a nascer de novo da água e do Espírito, voltando atrás em sua fé que crê apenas no sangue da Cruz. Esse é o verdadeiro arrependimento que a Bíblia fala.

A Bíblia nos diz: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor” (Atos 3:19). Do mesmo modo, a maneira das pessoas receberem o refrigério em sua mente é crer que Jesus os concedeu a remissão dos seus pecados através do batismo com o qual Ele aceitou as iniqüidades dos pecadores e o sangue da Cruz. Para receber o Espírito Santo, todos os nossos pecados foram passados a Jesus ao cremos nEle para que não tivéssemos mais pecado. E em nossos corações devemos crer na Palavra pela qual Jesus nos deu a salvação levando sobre Ele nossos pecados, morrendo na Cruz, e assim suportando toda a condenação em nosso lugar. Essa é a fé do verdadeiro arrependimento.

O Espírito Santo é a terceira Pessoa do Deus Triuno. O Filho, o Pai, e o Espírito Santo são todos um Deus para nós que cremosem Jesus. Emboracada um deles seja uma Pessoa diferente, eles são contudo o mesmo Deus para nós que cremosem Jesus. Porqueo Deus Triuno é o mesmo Deus para nós, todos da Trindade planejaram juntos nos salvar dos pecados do mundo. E cada um deles trabalhou em Seu ministério específico. Assim, o Espírito Santo dá testemunho da verdade que Jesus Cristo levou sobre Si todos os pecados do mundo e foi condenado em nosso lugar.

Atos 2:38 nos diz que aqueles que recebem a remissão dos pecados “receberão o dom do Espírito Santo.” Tendo planejado apagar os pecados do mundo, Deus Pai enviou Seu filho a essa terra. Ao ser batizado para salvar os pecadores, Jesus o Filho de Deus nos deu o evangelho que fez com que os pecados do mundo desaparecessem. E agora para aqueles que crêem, Ele fez o Espírito Santo habitar em seus corações.

Aqueles que receberam o dom do Espírito Santo são os mesmos que foram salvos de todos os seus pecados do mundo. Essas pessoas são os filhos de Deus. Eles são aqueles que têm o Espírito Santo. Assim, ao receber o Espírito Santo, a pessoa deve primeiro deixar para trás toda sua teimosia que se colocava contra a verdade. E, segundo, ela deve muito seguramente crer no batismo e no sangue de Jesus para sua salvação.

Por que a Bíblia trata o batismo de Jesus de forma tão importante? Porque o batismo que Jesus recebeu foi absolutamente necessário para apagar nossos pecados. Foi porque Jesus aceitou que todos os nossos pecados fossem passados a Ele através do Seu batismo antes de ser submetido ao castigo da crucificação que Ele pôde morrer na Cruz em nosso lugar. Resumindo, o batismo que Jesus recebeu é importante porque foi através dele que Ele levou os pecados do mundo. Porque o batismo de Jesus é o batismo que limpa os pecados, a fé nele é o que é mais necessário para receber o Espírito Santo, e constitue o evangelho que nos capacita a recebê-lo. É por isso que o batismo de Jesus é tão importante.

O Espírito Santo vem a nós porque entendemos a razão pela qual Jesus foi batizado e cremos nela. Para que nossos corações se tornem puros, devemos ouvir a Palavra do batismo que Jesus recebeu e do sangue que Ele derramou na Cruz. Somente então poderemos receber o Espírito Santo dado pelo Senhor. Devemos entender porque Jesus, vindo a essa terra, teve que ser batizado. Somente quando sabemos disso e então cremos no sangue da Cruz podemos ter nossos corações purificados. Porque Jesus veio a essa terra e lavou os pecados do mundo ao ser batizado, como resultado disso Ele pôde pagar o salário do pecado na Cruz com Seu sangue. É por isso que em nossos corações nós devemos crer no batismo de Jesus e no sangue da Cruz. Somente então poderemos receber o dom do Espírito Santo através da nossa fé que crê no evangelho da água e do Espírito.

Os corações daqueles que recebem o espírito Santo talvez não estejam muito entusiasmados, mas porque eles têm o Espírito Santo em seus corações, eles recebem o refrigério automaticamente. Sendo assim, os corações daqueles que receberam a remissão dos pecados são sempre alegres. Os corações daqueles que se arrependeram de uma forma correta recebem o refrigério, porque eles infalivelmente receberam o dom do Espírito Santo ao mesmo tempo em que receberam a remissão dos pecados. E aqueles que nascem de novo recebem seu batismo instantaneamente como uma marca da fé que Jesus os salvou dos seus pecados através da Palavra da água e do sangue.

A Bíblia nos diz que as pessoas que ouviram de Jesus passaram pelo tipo de arrependimento que os capacita a se tornarem justos. Você passou por esse arrependimento, aquele que o capacita a receber a remissão dos pecados e o Espírito Santo?