Estudo bíblico Bíblia online Estudo bíblico Procura-se Alvo Jovem Alvo Missionário Fatos e fotos Curiosidades Testemunhos Pedidos de oração Mensagens de fé Alvo Musical 24h No Alvo da Verdade No Alvo da Verdade Alvo

Clique para baixar

A Vida Cheia do Espírito

< Efésios 6:10-17 >

“No demais, irmão meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mal, e, havendo feito tudo, ficai firmes. Estai pois firmes, tendo cingido os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; e calçados os pés na preparação do evangelho da paz; tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dados inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus.”

Para ser cheio do Espírito Santo, Efésios 5:16-18 nos diz: “Remindo o tempo; porquanto os dias são maus, pelo que não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito” .

Para que as pessoas sejam cheias do Espírito Santo, elas devem antes de tudo crer no evangelho da água e do Espírito e viver para esse evangelho. A razão para isso é porque a pessoa deve receber a remissão dos pecados antes para que o Espírito Santo venha a habitar em seu coração, e a pessoa precisa receber o Espírito Santo para ser cheio dEle. Em outras palavras, a primeira prioridade para nós é nos tornarmos puros em nossos corações por crer de todo o coração no evangelho da água e do Espírito.

Segundo, devemos remir nosso tempo, porque somente aqueles que assim o fazem podem servir fielmente ao evangelho e ter suas vidas guiadas pelo Espírito.

O tempo não espera por nós para sempre. Uma semana passa tão rápido quanto um piscar de olhos. Indo para a cama depois do culto de domingo à noite na igreja, acordamos segunda pela manhã. Conversamos com alguém ao telefone e encontramos alguém, e o dia quase já se foi. Quando pensamos que é terça-feira, nós já estamos quase entrando na quarta. Vamos ao culto de adoração de quarta-feira à noite, então a quinta-feira passa rápido, seguida pela sexta e sábado, e em pouco tempo já estamos vivendo um outro domingo. Sendo assim, somente aqueles que conseguem remir o tempo e fielmente servem ao evangelho podem ser cheios do Espírito Santo.

Terceiro, aqueles que conhecem qual é realmente a vontade do Senhor e a ela servem serão cheios do Espírito. Por quê? Porque somente quando conhecemos claramente qual é a vontade de Deus nos dias de hoje, é que podemos fazer de Sua vontade os nossos objetivos e realizar Sua obra. Nós podemos fazer a obra de Deus guiados pelo Espírito Santo quando estamos ligados com Deus. Se vivermos sem saber qual é a vontade de Deus, então viveremos nada mais que vidas fúteis. Assim sendo, para sermos cheios do Espírito Santo, precisamos saber claramente qual é a vontade do Senhor.

Quarto, devemos lutar para estarmos juntos. Nós poderemos ser cheios do Espírito somente quando nos empenhamos para congregarmos juntos na Igreja de Deus, louvando ao Senhor, e sempre agradecendo a Deus no nome do Senhor. Mas aqueles que não ouvem a Palavra de Deus, nem dão graças e louvam a Ele pela salvação e as obras que o Senhor fez por eles, não podem ser cheios do Espírito. Aqueles que podem ser cheios do Espírito são apenas os que sempre louvam, dão graças, e se esforçam para estar juntos em nome de Jesus Cristo, assim como crêem na vontade de Deus e na Palavra manifestadaem Sua Igreja. Assim, para sermos cheios do Espírito Santo, devemos não perder tempo e nos unir.

Quando ouvirmos a Palavra, é importante para nós ouvi-la com sinceridade em nossos corações, e não apenas com nossos ouvidos. E é importante que vivamos uma vida de fé em nossos corações. O que nós fazemos que não é de coração não tem nada a ver com o Senhor: “porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração” (1 Samuel 16:7). Sendo assim, aqueles que ouvem a palavra de coração podem verdadeiramente dizer “Amém” e ser gratos. Além disso, pelo fato deles poderem meditar na Palavra que ouviram, eles podem ser cheios do Espírito. Todavia, aqueles que não recebem Sua palavra com o coração, mesmo que eles tenham ouvido a Palavra no mesmo culto, eles não podem dizer “Amém” e ser gratos. O Espírito Santo se agrada de toda nossa adoração, louvor, e orações quando os levamos a Deus com sinceridade em nossos corações.

Para sermos cheios do Espírito Santo, não existe nenhum atalho mundano. O único atalho é somente crer na Palavra de Deus e aceitá-la em nossos corações. Por isso nós devemos valorizar muito nossos encontros e não atentar pouco para eles. Somente então poderemos ser cheios do Espírito e defender nossa fé até o dia da volta do Senhor.

Quinto, aqueles que crêem na Palavra de Deus são cheios do Espírito Santo. Quando Efésios 6:11 nos diz para “nos revestirmos de toda a armadura de Deus,” isso significa que devemos levar uma vida de fé crendo na Palavra de Deus. Ao ouvir a Palavra de Deus dita a nós através da Igreja e crendo nela, nós poderemos ser cheios do Espírito Santo.

Sexto, devemos nos apegar à Palavra de Deus de todo nosso coração. Efésios 6:13 também nos diz para “tomar toda a armadura de Deus.” A palavra “tomar” quer dizer uma fé ativa. Em outras palavras, é para lermos a Palavra escrita de Deus e nos apegarmos firmemente com nossos corações em tudo que lemos.

Os 66 livros da Bíblia estão completos com a Palavra de Deus. Mas não importa quão abundante a Palavra seja, se nós não nos apegarmos a ela, então não poderá haver um enchimento do Espírito. Independentemente de fazemos parte de uma igreja e ouvimos a Palavra muito bem, existem ainda muitas ocasiões em que ficamos espiritualmente cansados, vazios e esgotados. São muitas vezes em que nós de alguma maneira ficamos fracos. É por isso que devemos tomar toda a armadura de Deus; isto é, a Palavra de Deus. Mesmo que essa seja uma simples passagem, se ela é apropriada para você, então você deve se apegar a ela. Se apegar à Palavra dessa maneira em seu coração não é nada além do que tomar posse dela, e essa é a resposta para se levar uma vida cheia do Espírito. E você deve meditar na Palavra, e viver sua vida crendo que tudo será cumprido segundo a Palavra. Esta não é outra senão a maneira de ser cheio do Espírito.

Ao levar uma vida de fé, se não nos apegarmos à Palavra de Deus, não poderemos então manter nossa fé. Há bons e maus momentos quando levamos uma vida de fé nesse mundo, e há tempos também em que nossos corações se esvaziam e ficam fracos. Em ocasiões assim, se nós mesmos não crermos na Palavra de Deus e nos apegarmos a ela, ninguém então poderá encorajar nossa fé. Assim sendo, em tais ocasiões, devemos nos apegar à Palavra escrita.

Quando você se apega à Palavra de Deus, essa Palavra te mantém firme e te capacita a viver mergulhado nas promessas da Palavra de Deus. Pelo fato da Palavra de Deus te sustentar, mesmo que você esteja enfrentando momentos difíceis ou seus pensamentos divaguem um pouco, a Palavra te desperta, fazendo com que você retorne ao lugar certo, viva pela fé, seja inundado pelo Espírito, e viva uma vida que seja cheia do Espírito. Por isso que é importante para nós tomar posse da Palavra escrita de Deus.

Quando o povo de Israel no Antigo Testamento vivia no deserto, Deus enviou para eles o maná. Colhendo o maná e levando-o para casa, ele era cozinhado pelos Israelitas de várias formas diferentes e eles se alimentavam dele. Assim, em meio a incontável Palavra escrita de Deus, a Palavra da vida, você e eu devemos nos apegar à Palavra que é absolutamente necessária para crermos e tomarmos posse dela. Quando você faz assim, essa Palavra faz com que você ore, fortalece sua fé, o capacita a viver com esperança, e o faz servir ao evangelho. E permite que você seja abençoado diante de Deus, para nunca deixá-Lo, mas estar junto a Ele em Sua presença. É, portanto, muito importante tomar posse dessa Palavra para ser cheio do Espírito Santo.