Estudo bíblico Bíblia online Estudo bíblico Procura-se Alvo Jovem Alvo Missionário Fatos e fotos Curiosidades Testemunhos Pedidos de oração Mensagens de fé Alvo Musical 24h No Alvo da Verdade No Alvo da Verdade Alvo

Clique para baixar

A Mensagem da Cruz

“Porque Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o evangelho; não em sabedoria de palavras, para não se tornar vã a cruz de Cristo. Porque a palavra da cruz é deveras loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. (I Coríntios 1: 17-18)”

Muito se tem ouvido falar da mensagem da cruz, mas pouco se tem falado em seu significado completo. Quero através desta mensagem por meio da graça e da misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo que assumiu nossos pecados e por eles pagou grande preço e preço de sangue, trazer paz ao coração de muitos que talvez se encontram desiludidos com sua fé por causa de seus pecados. Ao conhecer o real significado da Mensagem da Cruz e crer nele qualquer pessoa pode ficar livre de seus pecados de uma vez por todas.

A Mensagem da Cruz diz respeito a um Deus que deixando a Glória de seu Pai, quis vir a este mundo para cumprir a vontade dEle. Então A Mensagem da Cruz começa com a vinda de Jesus a este mundo. Mas porque Ele quis vir a este mundo? Ele quis vir a este mundo para salvar seu povo de seus pecados, pois a humanidade foi corrompida pelo pecado e não podia mais viver um dia se quer sem pecar e com isto a humanidade inteira passou a sofrer a condenação de morte, pois “o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor. (Romanos 6: 23)”. Então a humanidade toda corrompida por causa de seus pecados herdados de seu ancestral Adão não podia encontrar a salvação por meio da Lei que Deus havia dado, pois quanto mais ela se aproximava da Lei mais seus pecados se tornavam visíveis, pois pelas obras da Lei carne nenhuma se justificará, pois está escrito: “Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que se cale toda boca e todo o mundo fique sujeito ao juízo de Deus; porquanto pelas obras da lei nenhum homem será justificado diante dele; pois o que vem PELA LEI É O PLENO CONHECIMENTO DO PECADO. (Romanos 3:19-20).

Como foi dito “pela Lei vem o pleno conhecimento do pecado” e sabemos que o salário do pecado é a morte (Romanos 6:23). Então fica bem claro que o homem não pode se salvar com seus próprios esforços na tentativa de cumprir o que a Lei diz, pois a Lei revela o pecado em nós e o pecado em nós gera morte. Neste caso toda a humanidade ficou condenada ao inferno por não poder se ver livre de seus pecados, mas Deus Pai quis enviar Jesus a este mundo exatamente para salvar toda a humanidade assumindo seus pecados. Mas de que forma Jesus assumiu os pecados da humanidade? Ele assumiu os pecados da humanidade exatamente quando completou 30 anos de idade. Quando Jesus alcançou esta idade Ele foi procurar João Batista para receber o seu batismo. Mas porque Jesus teve que ser batizado por João sendo que Ele (Jesus) não tinha pecados? Vejamos o que diz as escrituras: “Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele. Mas João o impedia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim? Jesus, porém, lhe respondeu: CONSENTE AGORA; PORQUE ASSIM NOS CONVÉM CUMPRIR TODA A JUSTIÇA. Então ele consentiu. Batizado que foi Jesus, saiu logo da água; e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito Santo de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre ele;  e eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”. Jesus não tinha pecado algum e por isto não tinha necessidade alguma de ser batizado por João, mas Ele quis ser batizado, pois este era um dos elementos que o Pai havia preparado para que Jesus recebesse ou assumisse os pecados do mundo e Jesus explicou isto a João dizendo: “Consente agora; porque assim nos convém cumprir toda a Justiça” e depois de João ter compreendido porque Jesus tinha que ser batizado então João O batizou.  Mas o que significa cumprir toda a justiça? Vejamos um exemplo bem claro:

Em nosso Paísexistem leis, como também nos municípios e estados. Quando uma ou mais destas leis são quebradas ela exige uma punição ao infrator e quando a punição é efetuada diz-se que a lei foi cumprida. Com a Lei de Deus não é diferente. Quando alguém a transgride Ela exige uma punição que é a morte (Romanos 6:23), e se todos nós que somos infratores fossemos pagar o que a Lei exige de nós para satisfazer sua justiça, todos nós pereceríamos no inferno. Então para cumprir a justiça exigida pela Lei, Jesus quis ser batizado por João e quando Jesus foi batizado Ele estava assumindo nossos pecados.

Este batismo que Jesus recebeu de João tem o mesmo significado da imposição de mãos do antigo sistema de remissão de pecados encontrado no livro de Levíticos. No antigo sistema de remissão de pecados era exigido que o sacerdote oferecesse um animal limpo e sem mancha para expiação dos pecados anuais do povo de Israel. Quando chegava a época da expiação de pecados os animais eram apresentados ao sacerdote e este impunha suas mãos sobre a cabeça deste animal e em seguida confessava os seus pecados e os pecados do povo de Israel transferindo-os para a cabeça do animal. Após o animal receber os pecados do povo ele era conduzido ao deserto por alguém preparado para isto e o animal vagava pelo deserto carregando os pecados do povo até morrer. “Quando Arão houver acabado de fazer expiação pelo lugar santo, pela tenda da revelação, e pelo altar, apresentará o bode vivo;  e, pondo as mãos sobre a cabeça do bode vivo, confessará sobre ele todas as iniqüidades dos filhos de Israel, e todas as suas transgressões, sim, todos os seus pecados; e os porá sobre a cabeça do bode, e envia-lo-á para o deserto, pela mão de um homem designado para isso. (Levíticos 16:20-21)”    

Perceba aqui como se encaixa o sacrifício do antigo testamento com o do novo testamento! O animal após receber os pecados em seu corpo era conduzido ao deserto por alguém preparado para isto e agora perceba que Jesus após ser batizado (recebido os pecados do mundo) foi conduzido ao deserto para ser tentado pelo diabo. O diabo na verdade sabia que Jesus estava carregando os pecados do mundo sobre si e quis enganar Jesus para ver a missão dEle falida, mas Jesus venceu todas as tentações do diabo.

Jesus depois de receber o batismo de João estava agora carregando os pecados do mundo em seu corpo. Não que Jesus tinha pecado, mas Ele tornou-se pecador por causa de nossos pecados. Por isso Isaias dizia: “Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. (Isaías 53:4-5)”

Então agora que Jesus estava carregando os pecados do mundo sobre si, agora só estava esperando o momento de deixá-los na cruz. Ele sabia que teria que morrer, por isso Ele sempre lembrava seus discípulos do que aconteceria. Nas vésperas de sua crucificação Jesus sentiu o peso de nossos pecados e do cálice que estava para beber (a morte na cruz), sentiu tanto que chegou a suar sangue. Ele até orou ao Pai pedindo para que se fosse possível afastasse dele aquele cálice (a morte na cruz), mas Jesus sabia que era da vontade do Pai que os pecados do mundo fossem destruídos, por isto Ele orou outra vez pedindo para que se fizesse a vontade do Pai e não a dEle. “E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e pondo-se de joelhos, orava, dizendo: Pai se quer afasta de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua. Então lhe apareceu um anjo do céu, que o confortava. E, posto em agonia, orava mais intensamente; e o seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue, que caíam sobre o chão. (Lucas 22:41-44)”.

Então Jesus sabendo o que deveria acontecer não ofereceu resistência nenhuma aos que vieram buscá-lo para acusá-lo e crucificá-lo. Ali na cruz Ele sofreu grandes tormentos, e em seus últimos momentos ali na cruz Ele disse em alta voz “Está Consumado!” Com isto Ele estava dizendo que sua missão estava cumprida. Que Ele havia recebido os pecados e pagado o preço por eles, em fim Elehavia realizado a eterna remissão de pecados. Com estas palavras Ele fechou a mensagem da cruz: Então Jesus, depois de ter tomado o vinagre, disse: está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.(João 19:30) 

E você que está lendo esta mensagem crê na remissão de pecados que Jesus realizou por você e pelo mundo? Ou você vive todos os dias fazendo suas orações de arrependimento? Suas orações de arrependimento são capazes de acabar com seus pecados? Se a resposta for afirmativa responda para si mesmo o porque você comete sempre os mesmos pecados? As orações de arrependimento não podem apagar os pecados de ninguém! O que realmente acaba com os pecados das pessoas é a crença de coração no Evangelho da Água e do Espírito que diz que Jesus o filho de Deus veio a este mundo em carne e sangue tornando 100% homem, mas não deixou de ser 100% Deus e que aos trinta anos de idade Ele recebeu os pecados do mundo em seu corpo mortal e três anos depois acabou com todos eles derramando seu precioso sangue na cruz, mas três dias depois ele ressuscitou dos mortos nos dando testemunho de que Ele é Deus e que agora se encontra à direita de Deus Pai intercedendo por nós, mas algum dia virá aqui nesta Terra para julgar os vivos e os mortos. Crendo assim qualquer pessoa estará se libertando de seus pecados.